Esta é minha palavra final sobre quais efeitos mágicos podem ser anulados e quais não podem. Essa conclusão eu baseio em alguns comentários soltos dos livros Tremere e dos suplementos de Mago (vejam bem, “comentários soltos”, já que não encontrei nada consistente que falasse a respeito), algumas discussões com Frejat e Pescaldo, sendo jogadores com personagens que se utilizam desses recursos e, por fim, eu acabei recorrendo àqueles que disponho de contato e que, ao meu ver, têm mais conhecimento sobre Magia e Taumaturgia do que eu. A última discussão entre Linus, Réggis e eu acabou chegando à essa conclusão, e eu estou tomando-a como regra a partir de agora.
Terão possibilidade de serem anuladas as mágicas em andamento (como Rituais ou efeitos ativos de Taumaturgia) e as mágicas que mantenham a magia propriamente dita retida, como Fetiches (de garous, magos ou Tremere). As únicas formas de mágica que não podem ser anuladas são as de efeito concluído, sobre os quais a própria magia já os tenha deixado, de forma que, agora, eles sejam parte da Realidade.
Exemplos:
● Miguel cria uma magia qualquer, seja mental, social, física ou espiritual. Uma vez que tenha pleno conhecimento do funcionamento da mágica, um Tremere pode, sim, anulá-la. Vejam bem, não é necessário um conhecimento sobre as Esferas de magos propriamente ditas; basta que conheça o funcionamento da mágica ou, em mágicas menores, seus efeitos.
● Infelizmente para os Tremere, basta que um mago saiba que a mágica está sendo feita e onde ela está para que a anule. Ele não precisa de nenhum tipo de conhecimento taumatúrgico nem tampouco saber sobre seu funcionamento. A Taumaturgia é uma extensão da Magica, sendo facilmente anulada por esta.
● Miguel cria um escudo mágico reflexivo, que joga de volta qualquer coisa que o vise como alvo. Abel usando Perdo Magica para anular o escudo é incapaz de fazê-lo, uma vez que a mágica de Miguel irá refletir a magia de anulação de volta. Da mesma forma, Abel ativando um escudo de mesmo efeito, só que se utilizando de Perdo Magica, é imune aos ataques mágicos de Miguel, pelo mesmo processo de raciocínio anterior.
● Miguel usa um efeito de Petrificar em Annabell. Abel aparece e usa Perdo Mágica. O efeito é quebrado e Annabell volta ao normal. Isso é possível pois a mágica de Miguel ainda estava presente, podendo ser anulada.
● Miguel usa um efeito de Vire Pedra em Annabell. Abel pode tentar o quanto quiser, mas ninguém será capaz de reverter o efeito; talvez, nem o próprio Miguel. Isso por que, ao contrário do efeito anterior, Annabell não foi petrificada, sua matéria foi convertida alquimicamente em outra. Sua consciência permanece tragicamente na estátua, mas a mágica já foi concluída. Em outras palavras, uma vez que esse tipo de efeito se conclua, não há necessidade da permanência da magia. Então a magia se dissipa e aquela estátua, agora, É uma simples estátua. Faz parte do real e assim deve ser afetado como tal. Perdo Magica e contra-mágica não a afetam, pois não há mágica a ser anulada. A estátua está, contudo, sujeita a outros efeitos mágicos...
● Em contraponto, Tremere também são capazes de mágicas conclusas. Se Lawrence usa o nível 4 de Trilha Espiritual para criar um Fetiche, e Miguel aciona contra-mágica no objeto, a magia se quebra e o espírito aprisionado é liberto. Isso porque a mágica de Lawrence deveria estar presente para manter o espírito preso. Porém, se Lawrence se utiliza do nível 1 da mesma Trilha e joga um Mau-Olhado em Miguel, assim que o teste é feito e os sucessos são obtidos, a mágica é concluída e impossível de ser anulada, uma vez que a magia de Lawrence não é mais necessária para os espíritos atrapalhem as ações de Miguel (isso funciona meio como Entropia...). O que não impede Miguel de usar Entropia e ganhar sorte, equilibrando os efeito. Como podem ver, magias conclusas como a Vire Pedra e Mau-Olhado não podem ser anuladas depois de feitas, mas seus efeitos podem ser equilibrados ou completamente contidos através do uso de novas magias.
Não sei se o texto e esses exemplos ficaram inteligíveis... Então, se eu compliquei com alguma coisa, estou aberta a esclarecimentos. \ o_O /
Conclusões:
● Campos criados puramente com magias de anulação são impossíveis de serem quebrados, uma vez que a contra-mágica será anulada assim que “tocar” o campo. No entanto, isso não impede que, mesmo remotamente, outras magias mais poderosas possam sobrepor seus efeitos...
PS.: Sim, um mago mediano pode transpor o campo mágico criado por um Tremere; e não, um Tremere ancião não tem capacidade para sobrepor um campo mágico hermético, embora fosse necessário um mago de Arete 5 ou 6 para criar um campo mágico nas proporções do que um Tremere de 10ª criaria... Para transpor o campo de um mago mediano, Arete 3 ou 4, seria preciso, no MÍNIMO, um Matusalém de 2.000 anos. Ou seja, essa coisa de campo mágica, por lógica, funciona muito melhor com Tremere. Não estou a fim de prolongar o assunto e discursar isso aqui, mas o Conselho Mago-Tremere discutiu e essa foi a conclusão a que chegamos. Se alguém quiser averiguar algo, eu me coloco a disposição para argumentar pessoalmente.
● Qualquer tipo de magia, seja de mago ou de Tremere, não podem anular Disciplinas não-mágicas, como Presença, Dominação, Potência, Vicissitude e blá blá blá. No caso de um mago sendo alvo de Dominação ou Presença, mesmo quando a regra dessas tiram do alvo o direito de resistir, este ganhará direito a um teste somente no caso de possuir Esfera Mente igual ou maior do que 3. E, ainda assim, a dificuldade será alta e permitirá que os efeitos das Disciplinas sejam temporariamente evitados, e não completamente anulados. Então, maguinhos, é melhor não abusar da sorte...
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